top of page
Search

ENVELHECIMENTO

  • carlalopespsicolog
  • Aug 30, 2021
  • 1 min read

“O envelhecer é um caminho natural para todos nós, porém falamos pouco, e poucos se preparam emocionalmente para este novo ciclo de vida”



O envelhecer está disponível para todos nós, porém falamos pouco e não nos preparamos para este momento do ciclo de vida.


Esta fase específica do desenvolvimento é dinâmica, progressiva e tem um caráter de irreversibilidade.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2025 teremos uma população de 31,2 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no Brasil e 800 milhões em todo o mundo. Precisamos pensar nesses dados para cuidar dessas pessoas.


O envelhecimento traz perdas biológicas, cognitivas, psíquicas e sociais.

Envelhecer também inclui falar sobre aquilo que mais nos apavora, nossa finitude. Envelhecer e morrer (os dois juntos, nessa ordem) está entre os temas que mais nos amedrontam. No entanto, ainda que irônico, se existe algo certo é que vamos envelhecer e morrer, inevitável.


Envelhecer para algumas pessoas significa perder, como se fôssemos impedidos de viver prazeres que apenas a juventude nos autoriza, a velhice é demarcada pelo que lhes falta e não por sua capacidade e potencialidades.


Ao contrário disso enxergar essa fase da vida como mais uma, a ser experimentada se permitindo ensinar e aprender, é um grande desafio. Entender a passagem do tempo, a capacidade de flexibilizar ideias, as limitações e admitir fracassos são reflexões importantes para reconhecer nossa incapacidade de controlar a vida.


O trabalho da psicologia pensando nessa importante fase do ciclo de vida, visa propiciar um espaço de fala auxiliando o indivíduo a uma maior aceitação e adaptação, resinificando a realidade sob um novo foco.


Carla Lopes

Psicóloga Clínica

CRP MG 04/56406


 
 
 

Comments


© 2021 Carla Lopes, Psicóloga Clínica

bottom of page