top of page
Search

Um novo olhar sobre a solidão

  • carlalopespsicolog
  • Apr 30, 2021
  • 1 min read

Mude sua percepção sobre a solidão, e saiba que você pode ser sua melhor companhia.




A solidão na maioria das vezes nos foi apresentada com uma conotação mais negativa do que positiva, historicamente associada a confinamento, tédio, abandono, sofrimento e até mesmo punição. Enquanto crianças indisciplinadas recebem como castigo o isolamento, a justiça pune o mais grave dos crimes com cárcere na “solitária”.


Com o passar do tempo a solidão passou a ser repensada a partir aspectos positivos, podendo ser até benéfica se bem conduzida.


Solidão é estar só com você mesmo, sem nenhuma atividade que te ocupe. É um momento de estar com você de forma autêntica e verdadeira e pode ser  usada como tempo para exercitar a autorreflexão.


Não há o que temer, o mito que foi nos ensinados de que a solidão é um degrau do abismo, ou que trará apenas tristeza e depressão faz com que muitas pessoas não consigam sequer pensar nessa possibilidade e busquem a qualquer preço estar com alguém.


Pesquisas da neurociência apontam que pessoas que passam pelo menos uma hora ocupadas consigo mesmas, seus pensamentos e sentimentos apresentam mais níveis de satisfação.


Porém, é preciso aprender o exercício da solidão, com pequenas doses de si mesmo, pense no que está sentindo, avalie seus comportamentos, escute sua voz, se olhe no espelho. Por vezes você irá se sentir incomodado ou triste e isso é normal. Seja gentil com você e se estiver pesado ou difícil procure ajuda.


Se precisar conte comigo !


Carla Lopes


 
 
 

Opmerkingen


© 2021 Carla Lopes, Psicóloga Clínica

bottom of page